segunda-feira, 13 de junho de 2011

MELANOMA



O QUE É O CÂNCER DE PELE?




Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.



TIPOS DE CÂNCER

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que outros. Entre os mais afetados estão pulmão, mama, colo do útero, próstata, cólon e reto, pele, estômago, esôfago, medula óssea e cavidade oral (boca). Cada órgão, por sua vez, pode ser afetado por tipos diferenciados de tumor, menos ou mais agressivos.




O QUE É MESTÁSTASE?

Metástase é a formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas. Isto implica que as célula neoplásicas se desprendem do tumor primário, caminhando através do interstício - ganham assim uma via de disseminação - sendo levadas para um local distante onde formam uma nova colônia neoplásica.



O melanoma é um tipo de câncer de pele que pode surgir com diferentes formas, cores e ocorrer em qualquer parte do corpo.
Ele é originário de células chamadas melanócitos, que produzem melanina (substância que dá cor à pele) e estão localizadas na epiderme. Estas células podem ser ativadas ou modificadas pela combinação de fatores fisiológicos, bioquímicos, genéticos e ambientais. Assim, o risco pessoal de desenvolver melanoma tem a ver com o tipo de pele, histórico familiar desse tumor e quantidade de tempo que a pessoa se expôs ao sol durante sua vida.




O câncer de pele pode acometer pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, e é considerado o câncer mais freqüente em adulto-jovens, na faixa de 20 a 30 anos.


Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.


Estimativa de novos casos: 5.930, sendo 2960 homens e 2.970 mulheres (2010).


Número de mortes: 1.303, sendo 749 homens e 554 mulheres (2008)


ASPECTOS CLÍNICOS:
Clinicamente, o melanoma da pele é geralmente assintomático. Os principais sinais clínicos de advertência de um melanoma são:
- ampliação da mancha preexistente;
- prurido ou dor na mancha preexistente;
- desenvolvimento de uma nova lesão pigmentada durante a vida adulta;
- irregularidade dos bordos da lesão pigmentada; - variação da cor da lesão pigmentada.




PROGNÓSTICO: 

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estágios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do mesmo. Nos países desenvolvidos, a sobrevida média estimada em cinco anos é de 73%, enquanto que, para os países em desenvolvimento, a sobrevida média é de 56%. A média mundial estimada é de 69%.

FATORES DE RISCO:

O maior fator de risco para o aparecimento do melanoma é a exposição ao sol, um importante emissor de radiação ultravioleta, ao lado de outras fontes artificiais. A Organização Mundial da Saúde classifica as bandas (tipo de radiação solar) UVA, UVB e UVC como possíveis indutores de tumores da pele em seres humanos. Assim, expor-se excessivamente à radiação ultravioleta é um fator de alto risco, não só porque pode desenvolver um câncer da pele, mas também porque aumenta as doenças oculares, como a catarata, além de deprimir o sistema imunológico das pessoas.



SINTOMAS: O melanoma pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada. A manifestação da doença na pele normal se dá após o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. 
   Em casos de uma lesão pigmentada pré-existente ocorre aumento no tamanho, alteração na coloração e na forma da lesão, que passa a apresentar bordas irregulares.

DIAGNÓSTICO:

A coloração pode variar do castanho-claro passando por vários matizes chegando até à cor negra (melanoma típico) ou apresentar área com despigmentação (melanoma com área de regressão espontânea).
O crescimento ou alteração da forma é progressivo e se faz no sentido horizontal ou vertical. Na fase de crescimento horizontal (superficial), a neoplasia invade a epiderme, podendo atingir ou não a derme papilar superior.Este crescimento, também chamado de radial, indica uma tendência inicial do melanoma de crescer através da epiderme (in situ)e das camadas da derme por um período prolongado. Durante este período, as células do melanoma não têm capacidade de metastizar.
No sentido vertical, o seu crescimento é acelerado através da espessura da pele, formando nódulos visíveis e palpáveis. O melanoma tem crescimento descendente, para dentro das camadas dérmicas profundas como uma massa expansível com ausência de maturação celular. Este evento é precedido clinicamente pelo desenvolvimento de um nódulo, e se correlaciona com o aparecimento de um clone de células com potencial metastático.

BIÓPSIA E AVALIAÇÃO ANATOMOPATOLÓGICA 

Biópsia excisional é a remoção completa de lesão suspeita de melanoma para fins diagnósticos. Biópsia incisional é a remoção parcial da lesão suspeita para fins diagnósticos.

Sempre que possível, a biópsia da lesão suspeita deve ser excisional, sem a necessidade de conferir margens amplas. A biópsia incisional é aceitável quando a suspeita para melanoma é remota, a lesão for muito extensa, ou quando for impraticável a biópsia excisional

PREVENÇÃO:

Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido, evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos, uma vez que o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade ao sol (queimadura pelo sol e não bronzeamento). Mesmo em outros períodos recomenda-se a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou superior.

TRATAMENTO:
A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Quando há metástase (o câncer já se espalhou para outros órgãos) , o melanoma é incurável na maioria dos casos. A estratégia de tratamento para a doença avançada deve ter então como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Em qualquer estágio do melanoma, podem ser administrados medicamentos para controlar a dor e outros sintomas do cancro, bem como para aliviar os possíveis efeitos secundários do tratamento. Estes tratamentos são designados como tratamentos de suporte, para controle dos sintomas ou cuidados paliativos.
ANÁLISE MOLECULAR GENÉTICA:
A maioria dos melanomas ocorres esporadicamente, mas poucos são hereditários (< 5% a 10%). A análise molecular genética de casos familiares, assim como de casos esporádicos, tem fornecido entendimentos a respeito da patogenia do melanoma. As mutações germinativas no gene CDKN2A são encontradas em até 40% dos indivíduos com melanoma familiar. Este gene codifica p16, um inibidor de quinase dependente de ciclina que regula a transição G1 – S do ciclo celular de maneira dependente da proteína retinoblastoma. O gene CDKN2A também pode ser silenciado por metilação.
As mutações ativadoras esporádicas, tanto em NRAS quanto em BRAF, também são observadas em grande parte dos melanomas. É também vista a supressão do gene PTEN nos melanomas primários, permitindo a ativação da via da AKT, que promove proliferação celular.
A deleção de p53 é muito comum devido à sobreposição das funções de controle do ciclo celular por CDKN2A e por p53. O polimorfismo do locus do receptor de melacortina (MC1R), associado a cabelos ruivos, pele clara e a maior propensão à formação de sardas é também um marcador de susceptibilidade a melanoma.
A transformação maligna de melanócitos dá-se através de um processo de múltiplas etapas com mutações ativadoras em proncogenes e perda de genes supressores de tumor. A prevalência destas mutações varia em casos individuais e nos tipos de melanoma.